Coordenador : Sonia Regina Alves Nogueira de Sá
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389433.2201.300653.17022023
Departamento/Setor: GFQ
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Serão atendidos nas Atividades Suplementares para Alunos Superdotados de 2023 45 alunos identificados com comportamento superdotado oriundos da Educação Básica (Escolas Públicas - Redes Estadual e Municipal e Escolas Privadas) e 30 responsáveis pelos alunos identificados com comportamento superdotado (outros). As atividades, oferecidas aos alunos da Educação Básica e seus responsáveis, serão coordenadas por 5 docentes da UFF: 1 do Instituto de Biologia, 1 do Instituto de Matemática, 1 do Instituto de Química , 1 do Instituto Biomédico e 1 da Faculdade de Educação. Participarão como oficineiros das atividades 1 aluno de graduação (licenciaturas: Biologia, Química, Física, Filosofia, Letras, Pedagogia e Matemática) que possam ser contemplados com a bolsa e, também alunos de graduação que se voluntariem, e 10 alunos do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão. A preparação e execução das atividades contará como uma atividade de formação docente, inicial e continuada, para os profissionais da educação.
Local de atuação: As atividades serão planejadas para ocorrerem de forma presencial nos espaços dos Institutos de Química e de Biologia. No entanto, caso seja necessária a aplicação de forma remota, as mesmas serão preparadas para ocorrerem através de plataformas como Discord ou Meet.
Objetivo
Gerais: Proporcionar aos alunos do ensino fundamental e médio de cidades dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, identificados com altas habilidades ou superdotação, a participação nas Atividades Suplementares a fim de que possam experenciar oportunidade de desenvolvimento de suas habilidades. Específicos: 1- Proporcionar ao aluno identificado com altas habilidades ou superdotação a participação em um workshop com um tema de seu interesse, desenvolvendo o conteúdo com a produção de um material, durante o XII Curso de Verão para Alunos Superdotados da UFF. 2- Proporcionar ao aluno identificado com altas habilidades ou superdotação a participação em diversas oficinas abrangendo temas diferentes, durante o XI Curso de Verão para Alunos Superdotados da UFF e em atividades oferecidas ao longo do ano letivo (DIECI UFF Convida: UM DIA DE CIÊNCIA E SUPERDOTAÇÃO) 3- Potencializar a curiosidade de jovens pesquisadores através de um trabalho integrado e multidisciplinar. 4- Proporcionar aos graduandos e pós-graduandos da UFF a oportunidade de desenvolverem trabalhos com indivíduos identificados com altas habilidades ou superdotação. 5- Possibilitar a participação dos responsáveis pelos alunos com altas habilidades ou superdotação em atividades que os ajudem a lidarem com as demandas de seus tutelados.
Resumo
Apesar do atendimento aos alunos superdotados ser previsto pela LDB de 1996 para ocorrer em diversos ambientes de pesquisa, como as universidades, no Brasil a cultura de atividades para alunos superdotados nesses espaços ainda é pouco difundida. Entendendo a falta de projetos que atendam a esse público-alvo da educação inclusiva, a proposta desse projeto de extensão do grupo de pesquisa DIECI UFF é oferecer Atividades Suplementares para alunos com comportamento superdotado. As atividades serão oferecidas em forma de oficinas e workshops em 3 ocasiões distintas: 1 em cada semestre de 2023 e um Curso de Férias em janeiro de 2024. Para a organização das palestras, oficinas e workshops serão realizadas reuniões de estudo, planejamento e avaliação com os oficineiros de modo que os mesmos, futuros e atuais profissionais da educação, conheçam o público e pautem suas atividades seguindo o modelo triádico de Renzulli e o método de Paulo Freire. A participação dos alunos, graduandos e pós-graduandos fará do projeto um espaço de atendimento a públicos diversos, atentando também para a formação de professores, de modo a visar a criação de um espaço de suplementação para os superdotados, para atender não só aos alunos e seus responsáveis, mas também futuros docentes.